Prevenção Cálculos Renais
Eliminar os cálculos por vias urinárias pode causar uma dor terrível, mesmo que em alguns casos a dor fique limitada apenas a uma sensação desconfortável, em outros casos o paciente mal consegue suportá-la, podendo até causar náuseas e vômitos.
Por mais doloroso que seja, o quadro é frequente, números indicam que cerca de 10% das pessoas terão uma ou mais crises em suas vidas. Para os pacientes que já expeliram uma pedra, tem ainda 50% de chance de apresentar um novo episódio do quadro.
A boa notícia, em meio a todo esse cenário de dor é que os cálculos renais podem ser evitados, apenas com uma vida saudável e uma alimentação balanceada. Nomeada por profissionais da área como medidas educativas, a prevenção para o cálculo renal requer mudança de hábito e precisa ser rotineira.
Prevenção aos cálculos renais
A primeira medida é a hidratação correta. Mesmo sem qualquer outro medicamento ou medida educativa, o simples fato de consumir água de forma correta, isso quer dizer 2 litros ou mais ao dia, pode diminuir a formação de cálculos em até 60%.
A recomendação mais adequada de ingestão de água sugere que a quantidade seja de 2,5 a 3,7 litros para homens e 2,0 a 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária de 19-70 anos.
Já com relação a alimentação, recomenda-se que haja uma redução no consumo de sal diário, assim como o consumo de produtos industrializados, em conserva e embutidos que são ricos em sódio. Ademais, o consumo de carne de vermelha também deve ser diminuído durante os dias, não há necessidade de evitar o alimento, mas o equilíbrio pode ajudar.
Reeduque sua alimentação, aposte em alimentos ricos em potássio e citrato, além dos vegetais verdes escuros também devem ser consumidos, pois além do cálcio, são ricos em citratos e potássio. O ideal é sempre manter os exames em dia, praticar atividades física, seguir as recomendações feitas e não deixar de se consultar, pois os cálculos tendem a se formarem de maneira silenciosa.
Agende sua consulta e tire todas
as suas dúvidas!
Atendimento especializado em Urologia em Porto Alegre/RS, atendimento nos endereços abaixo. Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e realize os principais procedimentos com o Dr. Gustavo Schroeder.
Dr. Gustavo Schroeder
Urologista em Porto Alegre
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2010) e residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2008).
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Urologia (2010);
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Cirurgia Geral (2008);
- Graduação em Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).
- 2017 - Pós Graduação Lato Sensu em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês – SP
- 2020 - MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - em andamento