Hiperplasia Prostática Benigna
A hiperplasia de próstata, é o aumento benigno da próstata que pode acometer cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos e 80% dos homens entre os 70 e 80 anos. Em geral, a próstata (que tem seu tamanho muito parecido com as proporções de uma noz) pode inchar ao ponto de ficar semelhante ao tamanho de uma bola de tênis.
O crescimento dessa próstata, mesmo que benigno, pode comprimir o canal da uretra, diminuindo assim o calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina, e isso pode causar infecções graves e até mesmo cálculos renais.
Tratamentos
O tratamento da hiperplasia de próstata benigna possui dois objetivos.
O alívio dos incômodos causados, e as correções das possíveis complicações relacionadas ao crescimento prostático. O tratamento também pode ser clínico ou cirúrgico, isso quem vai decidir será o urologista levando em consideração as condições clínicas do paciente, além do tamanho da próstata e os danos causados.
Portanto, pacientes com sintomas leves, e sem alterações significativas na qualidade de vida, podem ser tratados apenas com consultas de rotina e observação do médico. Já os pacientes com sintomas moderados são indicados para tratamentos medicamentosos.
Os pacientes com sintomas graves e refratários aos tratamentos medicamentosos, com com complicações, tais como retenção urinária, infecção urinária frequentes, sangramento na hora de urinar, entre outros, são candidatos ao tratamento cirúrgico.
Atualmente existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser indicados, no entanto as opções mais realizadas são a Ressecção transuretral da próstata (monopolar, bipolar, com laser e a enucleação) ou as cirurgias de prostatectomia simples aberta ou robótica. A cirurgia é minimamente invasiva e via uretral com a passagem do endoscópio pelo interior do pênis. Por ser um procedimento menos traumático o tempo de hospitalização é menor e a recuperação é mais tranquila.
O procedimento correto pode ser indicado por um médico urologista especializado no assunto. Agende uma consulta para saber mais.
Agende sua consulta e tire todas
as suas dúvidas!
Atendimento especializado em Urologia em Porto Alegre/RS, atendimento nos endereços abaixo. Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e realize os principais procedimentos com o Dr. Gustavo Schroeder.
Dr. Gustavo Schroeder
Urologista em Porto Alegre
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2010) e residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2008).
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Urologia (2010);
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Cirurgia Geral (2008);
- Graduação em Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).
- 2017 - Pós Graduação Lato Sensu em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês – SP
- 2020 - MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - em andamento