Cirurgia Robótica
Os avanços tecnológicos mudaram drasticamente a nossa realidade. Não digo apenas em relação aos computadores e celulares, mas também faço referência ao modo como revolucionou a medicina. Posso dizer que talvez essa seja a definição da cirurgia robótica: uma evolução.
A urologia foi, sem dúvidas, uma das áreas da medicina mais beneficiada pela cirurgia robótica. Visto que os procedimentos cirúrgicos agora podem ser feitos com muito mais precisão, além de serem minimamente invasivos, resultando em uma cirurgia com mais benefícios.
Como é o procedimento
Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia robótica não é realizada apenas por robôs. O fato é que a cirurgia é comandada através deles, isso quer dizer que o médico toma a posição de operante, o robô, por sua vez, apenas replica os gestos feitos pelo especialista manuseando os instrumentos usados na cirurgia e uma câmera, que amplia a imagem para que enxergamos por dentro.
São feitos de 3 a 5 cortes, com cerca de 0,5cm, pelos quais inserimos a câmera bem fina e delicadas pinças cirúrgicas. A cirurgia que antes tinha um tempo longo de duração com o método convencional, hoje pode ser feita em um tempo muito menor, pois se tornou mais precisa.
O robô permite que médico cirurgião veja os órgãos em alta definição através da câmera e assim os movimentos são delicados e precisos, tornando a cirurgia menos invasiva e mais eficiente.
Pós-operatório
Todos esses benefícios que a cirurgia robótica traz ajudam no pós-operatório também. Com essa cirurgia os pacientes têm menores chances de apresentar complicações durante a recuperação. A cirurgia robótica busca, através da delicadeza dos movimentos e da precisão, melhores resultados funcionais, na preservação da função sexual e da continência urinária, ao mesmo tempo com o melhor controle oncológico possível.
Além desses benefícios, com a cirurgia robótica também é possível obter um menor sangramento durante e depois do procedimento, e ainda: um menor tempo de internação, menos dor no pós operatório, menor necessidade de repouso e a cicatrizes, muitas vezes imperceptíveis.
Indicações
A cirurgia robótica pode ser realizada em casos como o de câncer de próstata, crescimento benigno da próstata ou prostatectomia radical, cistectomia radical, nefrectomia radical e parcial, cirurgias reconstrutivas dos ureteres, entre outros. Agende sua consulta, e saiba se a cirurgia robótica pode ser indicada para seu caso.
Agende sua consulta e tire todas
as suas dúvidas!
Atendimento especializado em Urologia em Porto Alegre/RS, atendimento nos endereços abaixo. Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e realize os principais procedimentos com o Dr. Gustavo Schroeder.
Dr. Gustavo Schroeder
Urologista em Porto Alegre
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2010) e residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2008).
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Urologia (2010);
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Cirurgia Geral (2008);
- Graduação em Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).
- 2017 - Pós Graduação Lato Sensu em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês – SP
- 2020 - MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - em andamento