Cirurgia Minimamente Invasiva
em Tumores Renais
Antigamente, no tratamento para tratar o tumor de rim, eram retirados os rins por completo. Hoje com a evolução da tecnologia e da medicina, antigas técnicas foram aperfeiçoadas e novas técnicas surgiram. A nefrectomia radical – procedimento que consiste na retirada total do rim – era indicada em todos os casos de tumor de rins.
No entanto, hoje a nefrectomia parcial, cirurgia realizada para retirada de tumores renais, é feita com o intuito de preservar o restante do rim que se encontra saudável. Essa cirurgia pode ser realizada por via convencional (cirurgia aberta) ou minimamente invasiva (laparoscópica ou robótica). O segundo método é sobre o qual falarei aqui.
Cirurgia minimamente invasiva
A cirurgia minimamente invasiva, a laparoscopia robótica, proporciona ao paciente uma recuperação muito mais rápida. Visto que a cirurgia é feita com o auxílio de um robô de visão 3D que pode acarretar em uma maior precisão para realização da cirurgia. Portanto, são feitos cortes muito pequenos, apenas para introduzir as pinças usadas e a câmera.
Durante o procedimento é retirado apenas a parte onde está localizado o tumor, preservando todo o restante do órgão. O processo se torna mais preciso, graças ao robô e as pinças manuseadas que dão mais delicadeza ao trabalho cirúrgico. Com isto, oferecemos uma cirurgia menos agressiva, mais segura e com melhores resultados a curto e longo prazo.
O tempo do ato cirúrgico depende de muitas variáveis, mas em geral leva de 1 a 2 horas de duração. Além do beneficio do tempo, com a cirurgia robótica o paciente recebe alta hospitalar de 24 a 48 horas após o procedimento e é liberado para caminhar e se alimentar desde o pós-operatório.
A cirurgia oferece pouco risco ao paciente. Aliás um dos objetivos de se tirar parcialmente o rim e não por inteiro, é justamente reduzir esse risco. Gostaria de ressaltar que a escolha da técnica que será utilizada vai depender do tamanho do tumor renal, da sua localização e da experiência do cirurgião. Portanto, consulte um urologista.
Agende sua consulta e tire todas
as suas dúvidas!
Atendimento especializado em Urologia em Porto Alegre/RS, atendimento nos endereços abaixo. Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e realize os principais procedimentos com o Dr. Gustavo Schroeder.
Dr. Gustavo Schroeder
Urologista em Porto Alegre
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2010) e residência-medica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2008).
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Urologia (2010);
- Especialização - Residência médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência médica em: Cirurgia Geral (2008);
- Graduação em Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).
- 2017 - Pós Graduação Lato Sensu em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês – SP
- 2020 - MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - em andamento